sexta-feira, 7 de março de 2008

WindSurf


O windsurf é um desporto individual com, aproximadamente, 30 anos de existência e que depende totalmente da mãe Natureza. Para a sua prática é necessário que haja vento e ondas. Se a estes dois factores se juntarem a alta velocidade e a acção, poder-se-ão realizar competições bastante empolgantes e de alto gabarito. Sendo um desporto não poluente, é verdadeiramente fiel à Natureza, apenas aproveitando-se desta para obter maior adrenalina.
Pensa-se que a prancha à vela surgiu na Califórnia pela primeira vez, quando Hoyle Schweitzer e Jim Drake, dois surfistas fartos de “remar” para apanhar ondas, pensaram em utilizar a força do vento. Em 1970, conjugaram de forma perfeita uma prancha de surf longbord com uma vela do tipo latina. A partir desta altura, o windsurf teve uma enorme adesão, sobretudo na Europa. Onde soprasse vento, fosse em praias, lagoas ou albufeiras, aparecia esta nova diversão. Assim começaram a nascer campeonatos, entre eles as modalidades de ondas, slalom, regata, etc

Vela um desporto aquático


Vela é o nome dado a desporto de competição envolvendo barcos movidos unicamente às custas do vento. As competições da vela envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias apropriadas, conhecidas como classes.
As competições da vela são formadas por uma série de regatas, que são as corridas do iatismo. Em cada regata o barco soma determinado números de pontos de acordo com sua posição de chegada. Vence a competição aquele que somar o menor número de pontos ao final da série de regatas. A vela é um desporto olímpico desde 1900.
A vela também é um modo de vida, um lazer, um hobbie. Um exemplo disso é a vela de cruzeiro, podendo o velejador morar ou não a bordo.